Labels

segunda-feira, 28 de maio de 2012

Visita da Rede de Projetos e da D.E


Estagiário Luiz, PCOP Erika, Diretora Isaura, Esgiária Jaqueline e Estagiário Alyson


No dia 10 de abril nossa escola recebeu a visita dos responsáveis pela Rede de Projetos do Programa Acessa Escola (FDE-SP), da PCOP Erika, seus estagiários universitários (Juliana, Diego, Nivaldo e Ezequiel), e da Dirigente de Ensino de Miracatu (Ademilda Pereira Moreira), onde o objetivo foi  conhecer os projetos desenvolvidos pelos estagiários (Alyson, Luiz e Jaqueline) envolvendo a sala do Acessa Escola. 

Os projetos
O projeto do  estagiário Alyson, proporciona aos alunos cursos gratuitos  a distância utilizando a sala do Acessa Escola, tendo o estagiário como orientador. 
O estagiário Luiz desenvolveu um projeto com aulas interativas de inglês para crianças do 4º e 5º ano do ensino fundamental da rede municipal, com o auxilo dos computadores, onde o próprio estagiário é o professor. 
E a estagiária Jaqueline desenvolveu um projeto que proporciona aos alunos da EJA aulas de informática na sala do Acessa Escola, onde a mesma é a professora.

                                    
PCOP Erika, Estagiária Universitária Juliana, Patricia (Rede de Projetos), e estagiários Alyson, Luiz e Jaqueline. 

Trabalho da professora Adileusa


A professora Adileusa Pereira S. Lira, que ministra aulas de Sociologia nesta unidade escolar e realizou um trabalho com as turmas de 3º ano do Ensino Médio (A e B).
O trabalho caracterizou-se da seguinte forma:
Tema: Júri Simulado.
Conteúdo: Direitos Humanos.
Objetivo: Fazer com que os alunos percebam, que a apropriação das concepções do passado é uma forma de releitura da cidadania, e que esta se deu de uma forma especifica, por razões particulares em determinados contextos decisivos para o desenvolvimento da noção de cidadania.
Procedimento: A sala foi dividida em grupos e após serem trabalhados os conteúdos sobre direitos fundamentais, os alunos teriam que posicionar-se a favor da abolição da escravidão, ou contra. Mas falei que eles poderiam simular uma situação, em que um dos direitos (sociais, civis, políticos e humanos) tivesse sido desrespeitado e então simularam um júri. Após preparação e em posse de “provas” e testemunhas, apresentaram o júri, conforme fotos abaixo.
Dentre os quatro direitos, escolheram os Direitos Humanos.
Avaliação: A avaliação foi realizada de acordo com o envolvimento e aprendizado do aluno.










sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto Xadrez Juquiá


 


O xadrez é um projeto desenvolvido pela professora Marisa Tiemi Matsusue juntamente com o voluntário Marcelo Oyakawa, onde os alunos por meio de treinamentos são estimulados a quebrar suas barreiras e limites, já que muitas vezes não enxergam seu potencial.
O xadrez escolar resgata ensinamentos adquiridos em casa, constituindo-se assim um estímulo ao crescimento educacional, social e psicológico; respeitando o grau de maturidade e o ritmo de cada um.
Os treinamentos acontecem na escola Vassão, segunda e quarta das 18:00 às 20:00 e no sábado (Escola da Família) das 14:00 às 16:30, são destinados a alunos da mesma unidade escolar bem como para a  comunidade da escola da família.
Em breve o projeto será expandido para a sala de informática do acessa escola, onde os alunos poderão acessar conteúdos de xadrez pela internet e também participar de torneios online.  Bacana, não?

Fique ligado!
O Vassão  está participando do X Super Open de Xadrez do Vale do Ribeira:
A 1ª etapa aconteceu em Sete Barras e contou com a participação de 26 alunos, onde 21 ganharam premiação;
A 2ª etapa aconteceu em Registro, teve a participação de 30 alunos, onde 13 ganharam premiação;
E a 3ª etapa - Será aqui na nossa escola dia 26/05/12 das 09:00 às 18:00. Não deixem de vir!

 





Twitter