Labels

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Poema: Já se passaram tantas horas

Poesia é brincar com palavras...

Após várias oficinas da Olimpíada de Língua Portuguesa, alunos da 5ªA, com a professora Neide Marisa, produzem o seu poema e confeccionam um mural na sala de aula.


"Aluna: Kethelyn Kelly B. Lima 

Poema: Já se passaram tantas horas.



Ai que saudade que tenho,
Do meu paizinho querido
Sai de manhã
Volta à noite
Sai num dia e volta no outro
Vai em um pé e volta no outro.

Quando chega a noite,
Hora de dormir.
Passam-se as horas;
Hora de acordar.
Chamar papaizinho
Para trabalhar

Passam os segundos,
Passam os minutos.
Já se passaram tantas horas.

Hora do almoço.
Ai que saudade dá,
Do meu pai tão querido.

Passam os segundos
Passam os minutos
Já se passaram tantas horas.

A saudade continua
Você sabe a razão?
Chegou a noite.
Hora de matar a saudade
Hora de papai tão querido chegar

Ele chegou,
Saudade matou.
Chegou a hora,
Hora de dormir

Passam os segundos,
Passam os minutos.
Já se passaram tantas horas

Hora de acordar
Acho que a saudade
Vai recomeçar"

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A importância da LIBRAS no contexto escolar.

Hoje, dia 14 de agosto, no período da manhã, os alunos do 7º ano, com os professores que atuam nesta sala, tiveram um momento de  reflexão sobre a importância do aprendizado da LIBRAS no espaço escolar e o apoio pedagógico da professora intérprete de LIBRAS, Lilia Goreri, que contribui para o melhor desenvolvimento da aprendizagem da aluna Bruna.
A classe foi receptiva interagindo com questionamentos interessantes sobre como através desta língua as pessoas surdas se desenvolvem nos estudos, no trabalho, na sua vida pessoal e social.
Alguns alunos questionaram o fato de que em outros tempos não havia na sala de aula a inclusão de pessoas com deficiência, e, quando isso acontecia eles eram discriminados. Hoje a situação é diferente nas salas de aula, pois a relação entre eles é saudável, sem preconceitos.
Os alunos ficaram encantados em assistir ao DVD "O contexto da interpretação e da LIBRAS na Escola" - Centro de Apoio Pedagógico Especializado- CAPE/SP, com o depoimento da Professora Sueli R. Segala, sobre a diferença entre ouvintes e surdos, quanto à compreensão do que significa ouvir, e que para ela, que é surda, a LIBRAS é o meio pelo qual a comunicação existe, eliminando barreiras no espaço escolar.
Também participaram desta reflexão as professoras coordenadoras Cida e Priscilla, o estagiário da sala do Acessa Escola, Alyson, a Diretora Isaura, a vice diretora França e a professora coordenadora do núcleo pedagógico da Educação Especial, Mirian, da D.E. de Miracatu.







terça-feira, 7 de agosto de 2012

Alunos destaque no atletismo



 Nos dias 07, 08 e 09 de Agosto, nossos alunos da equipe masculina e feminina de atletismo viajarão para Itapeva na OEESP para disputar a final estadual   da categoria mirim de atletismo.
O destaque vai para o aluno Marcel Keichi Matsusue que irá disputar os 75 metros pela 2ª vez, para a aluna Raquel Dominguês Batista com a prova dos 250 metros e também para as duas equipes na prova do revezamento 4x75 metros. E não esquecendo o treinador da equipe Julio César e a professora responsável Marisa Tiemi.
Parabens a todos!

Início das aulas na Escola Estadual João Adôrno Vassão


Início das aulas na Escola Estadual João Adôrno Vassão
                                                                                                                                                                    
OBJETIVO: Interação e socialização entre os pares.
DINÂMICA: UM SIMPLES APERTO DE MÃO CONFIANTE FAZ RESNASCER.
Os alunos recebiam um chocolate e depois escolhiam um colega para dar esse aperto de mão confiante.




Todos ficaram felizes e houve uma boa receptividade de todos os participantes.

















VERA LÚCIA MENDES.
Professora de Língua Portuguesa
e Língua Estrangeira Moderna.

Replanejamento escolar, 30 e 31 de julho.

Replanejamento 30 e 31 de Julho de 2012

“O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem a consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda pedagogia...” (Professor Vicente Martins).

30 de Julho de 2012

Período da Manhã


Diretora Isaura - Congratulações para o Segundo Semestre

Supervisora Suely Hase


Vídeo - Vida de Maria



PCNP Sérgio Luiz de Lima – Educação de Jovens e Adultos

Período da Tarde

Situação atual da escola.

SENSIBILIZAÇÃO –  Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll, enfatizando o caminho que devemos seguir.

_      O Gato apenas sorriu quando viu Alice. Ele parecia bem natural, ela pensou, e tinha garras muito longas e muitos dentes grandes, assim ela sentiu que deveria tratá-lo com respeito.
     “Gatinho de Cheshire”, começou, bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretanto ele apenas sorriu um pouco mais. “Acho que ele gostou”, pensou Alice, e continuou. “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
     “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
     “Não me importo muito para onde...”, retrucou Alice.
     “Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
     “...contanto que dê em algum lugar”, Alice completou.
     “Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse o Gato, “se você caminhar bastante.”

Encenado por: Jaqueline e Luiz, estagiários da sala do Acessa Escola.

Reflexão:

Que caminhos devemos tomar? Onde queremos chegar?

Indicadores externos – Saresp e Idesp

Idesp de 2007 a 2011 – Análise apresentação em PowerPoint

Saresp de 2008 a 2012 - Análise apresentação em PowerPoint

Indicadores internos - Análise dos gráficos de desempenho por disciplinas – Babica.

Vídeo- Trabalho em equipe



Texto: Discurso e a prática - Luiz Marins
(Texto extraído da Revista TAM Magazine. Ano 4, nº 40, junho de 2007, p.30.)




Replanejamento 30 e 31 de Julho de 2012

31 de Julho de 2012

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (FREIRE: 1996, p. 96),

Período da Manhã

Vídeo – De José Carlos Libaneo, que define a função da escola


Tema: Avaliação

“ A aluno deve saber como, quando, para que e por que será avaliado”.

Texto: Avaliação Formativa
CRE Mario Covas – SEE/SP

Reflexão:

1 - Há clareza sobre: o que avaliar, como avaliar e porque avaliar?

2 - De que maneira se verifica se as competências previstas nos conteúdos foram efetivamente construídas?

3 -  Que procedimentos são adotados quando se observa que o aluno não construiu competências requeridas? Quais os instrumentos de controle e registro utilizados?


 4 -  A avaliação qualitativa das dificuldades de aprendizagem dos alunos é um dado indicativo de ações pedagógicas?

Texto - Sala de aula e avaliação: caminhos e desafios - Regina Shudo
Fonte: CRE Mario Covas – Avaliação Interna


Reflexão :

  • Os conteúdos previstos foram efetivamente desenvolvidos? Se não foram justifique a resposta;
  • Houve intervenção/ adequações durante o processo de aplicação das situações de aprendizagem de acordo com o Caderno do Professor?
  • Os alunos desenvolveram as habilidades esperadas para o desenvolvimento das atividades relativas às situações de aprendizagem?
  • Houve uma seqüência didática das atividades e avaliação contínua?
  • Houve utilização de materiais de apoio pedagógico e o uso de mídias?
  • Houve previsão de ações fora da sala de aula (lição de casa). Houve devolutiva ao aluno?
  • Quais as competências, habilidades e conteúdos previstos foram essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos no próximo bimestre.

Período da Tarde

Plano de Ação Participativa

Apresentação do PAP  em PowerPoint

Elaboração de Metas e Ações para a melhoria do desempenho da escola
Registros das Ações: Professor, Coordenador, Diretor e Mediador.






































Twitter