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terça-feira, 21 de junho de 2011

Apresentação: Neide Marisa Lima Nascimento - Professora de Língua Portuguesa e Inglês.

A professora Neide Marisa no HTPC do dia 20 de junho  fez um apresentação para os professores sobre o livro "Ler e Compreender o Sentido do texto". Segue a baixo um resumo e fotos dessa apresentação...

Livro: "Ler e Compreender o Sentido do Texto"
Autores: Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias
Editora: Contexto
Acervo da Sala de LeituraLivro do professor
Leitura do texto: As longas colheres.
O foco principal foi uma leitura investigativa e interativa.

Introdução
O texto como lugar de interação dos sujeitos sociais. Há em todo texto uma gama de implícitos, dos mais variados tipos detectáveis pela mobilização do contexto sócio cognitivo no interior da qual se movem os atores sociais. A leitura exige mais que o conhecimento lingüístico.

O leitor é levado a mobilizar uma série de estratégias (ordem lingüística) como de ordem cognitivo-discursiva com a finalidade de:
- levantar hipótese;
- Validá-las ou não;
- Preencher as lacunas do texto.

Leitor participar de forma ativa na construção do sentido
Autor e leitor - estratégica na interação pela linguagem.
Na leitura ter como ponto de partida as pistas que o texto nos oferece.

Leitura, texto e sentido

Sujeito → sentido adotado (pelo autor)
Língua
Texto
Foco no autor
Sujeito é o dono das vontades (ações);
Língua representação do pensamento;
Textoproduto;
Cabe ao leitor captar a representação mental (texto), assim o autor não leva em conta as experiências e conhecimento do leitor; Foco de atenção é o autor e suas intenções;
Foco no texto
Texto simples produto de decodificação;
Exige do leitor o foco norteador;
Foco na intenção autor-texto-leitor                                  
Concepção intencional ≠ Foco no autor e foco no texto
Dialógica - sujeitos (autores/ construtores sociais)

A leitura dentro dessa concepção é uma atividade interativa altamente complexa de produção de sentidos que se realiza com base nos elementos lingüísticos presentes na superfície textual e na sua forma de organização mas requer a mobilização de um vasto conjunto de saberes no interior do evento comunicativo.

- Leva em conta experiências e os reconhecimentos do leitor;
- Exige bem mais que o reconhecimento do código.

Clique aqui para visualizar um Exemplo de atividade.

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