Replanejamento 30 e
31 de Julho de 2012
“O professor do
século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal,
equilíbrio emocional, tem a consciência de que mais importante do que o
desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às
diferenças está acima de toda pedagogia...” (Professor Vicente Martins).
30 de Julho de 2012
Período da Manhã
Vídeo –
Recomeçar http://www.youtube.com/watch?v=vEiFJQKMYZI
Diretora Isaura - Congratulações para o Segundo
Semestre
Supervisora Suely Hase
Vídeo - Vida de
Maria
PCNP Sérgio Luiz de Lima – Educação de Jovens e Adultos
Período
da Tarde
Situação atual da
escola.
SENSIBILIZAÇÃO – Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll,
enfatizando o caminho que devemos seguir.
_
O Gato apenas sorriu quando viu Alice. Ele
parecia bem natural, ela pensou, e tinha garras muito longas e muitos dentes
grandes, assim ela sentiu que deveria tratá-lo com respeito.
“Gatinho de Cheshire”, começou, bem timidamente,
pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretanto ele
apenas sorriu um pouco mais. “Acho que ele gostou”, pensou Alice, e continuou.
“O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair
daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”,
respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde...”, retrucou
Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”,
disse o Gato.
“...contanto que dê em algum lugar”, Alice
completou.
“Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse
o Gato, “se você caminhar bastante.”
Encenado por: Jaqueline e Luiz, estagiários da sala do
Acessa Escola.
Reflexão:
Que caminhos
devemos tomar? Onde queremos chegar?
Indicadores
externos – Saresp e Idesp
Idesp
de 2007 a 2011 – Análise apresentação em PowerPoint
Saresp
de 2008 a 2012 - Análise apresentação em PowerPoint
Indicadores
internos - Análise dos gráficos de desempenho por disciplinas – Babica.
Vídeo- Trabalho em equipe
Texto: Discurso e a
prática - Luiz Marins
(Texto extraído
da Revista TAM Magazine. Ano 4, nº 40, junho de 2007, p.30.)
Replanejamento 30 e 31 de Julho de 2012
31 de Julho de 2012
O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a
intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não
uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham
as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas
incertezas”. (FREIRE: 1996, p. 96),
Período da Manhã
Vídeo – De José
Carlos Libaneo, que define a função da escola
Tema:
Avaliação
“ A aluno deve
saber como, quando, para que e por que será avaliado”.
Texto: Avaliação Formativa
CRE Mario Covas –
SEE/SP
Reflexão:
1 - Há clareza sobre: o que avaliar, como
avaliar e porque avaliar?
2 - De que maneira se verifica se as
competências previstas nos conteúdos foram efetivamente construídas?
3 -
Que procedimentos são adotados quando se observa que o aluno não
construiu competências requeridas? Quais os instrumentos de controle e registro
utilizados?
“Gatinho de Cheshire”, começou, bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretanto ele apenas sorriu um pouco mais. “Acho que ele gostou”, pensou Alice, e continuou. “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
“Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
“Não me importo muito para onde...”, retrucou Alice.
“Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
“...contanto que dê em algum lugar”, Alice completou.
“Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse o Gato, “se você caminhar bastante.”
Fonte: CRE Mario
Covas – Avaliação Interna
Reflexão :
- Os conteúdos previstos foram efetivamente desenvolvidos? Se não
foram justifique a resposta;
- Houve intervenção/ adequações durante o processo de aplicação das
situações de aprendizagem de acordo com o Caderno do Professor?
- Os alunos desenvolveram as habilidades esperadas para o
desenvolvimento das atividades relativas às situações de aprendizagem?
- Houve uma seqüência didática das atividades e avaliação contínua?
- Houve utilização de materiais de apoio pedagógico e o uso de
mídias?
- Houve previsão de ações fora da sala de aula (lição de casa).
Houve devolutiva ao aluno?
- Quais as competências, habilidades e conteúdos previstos foram
essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos no
próximo bimestre.
Período da Tarde
Plano de Ação
Participativa
Apresentação do PAP em PowerPoint
Elaboração de Metas e Ações para a melhoria
do desempenho da escola
Registros das
Ações: Professor, Coordenador, Diretor e Mediador.
ADOREI ESTE VIDEO FOI MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSOPASSAR AOS PROFESSORES
ResponderExcluir