Labels

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Replanejamento escolar, 30 e 31 de julho.

Replanejamento 30 e 31 de Julho de 2012

“O professor do século XXI é aquele que, além da competência, habilidade interpessoal, equilíbrio emocional, tem a consciência de que mais importante do que o desenvolvimento cognitivo é o desenvolvimento humano e que o respeito às diferenças está acima de toda pedagogia...” (Professor Vicente Martins).

30 de Julho de 2012

Período da Manhã


Diretora Isaura - Congratulações para o Segundo Semestre

Supervisora Suely Hase


Vídeo - Vida de Maria



PCNP Sérgio Luiz de Lima – Educação de Jovens e Adultos

Período da Tarde

Situação atual da escola.

SENSIBILIZAÇÃO –  Alice no país das maravilhas de Lewis Carroll, enfatizando o caminho que devemos seguir.

_      O Gato apenas sorriu quando viu Alice. Ele parecia bem natural, ela pensou, e tinha garras muito longas e muitos dentes grandes, assim ela sentiu que deveria tratá-lo com respeito.
     “Gatinho de Cheshire”, começou, bem timidamente, pois não tinha certeza se ele gostaria de ser chamado assim: entretanto ele apenas sorriu um pouco mais. “Acho que ele gostou”, pensou Alice, e continuou. “O senhor poderia me dizer, por favor, qual o caminho que devo tomar para sair daqui?”
     “Isso depende muito de para onde você quer ir”, respondeu o Gato.
     “Não me importo muito para onde...”, retrucou Alice.
     “Então não importa o caminho que você escolha”, disse o Gato.
     “...contanto que dê em algum lugar”, Alice completou.
     “Oh, você pode ter certeza que vai chegar”, disse o Gato, “se você caminhar bastante.”

Encenado por: Jaqueline e Luiz, estagiários da sala do Acessa Escola.

Reflexão:

Que caminhos devemos tomar? Onde queremos chegar?

Indicadores externos – Saresp e Idesp

Idesp de 2007 a 2011 – Análise apresentação em PowerPoint

Saresp de 2008 a 2012 - Análise apresentação em PowerPoint

Indicadores internos - Análise dos gráficos de desempenho por disciplinas – Babica.

Vídeo- Trabalho em equipe



Texto: Discurso e a prática - Luiz Marins
(Texto extraído da Revista TAM Magazine. Ano 4, nº 40, junho de 2007, p.30.)




Replanejamento 30 e 31 de Julho de 2012

31 de Julho de 2012

O bom professor é o que consegue, enquanto fala, trazer o aluno até a intimidade do movimento do seu pensamento. Sua aula é assim um desafio e não uma cantiga de ninar. Seus alunos cansam, não dormem. Cansam porque acompanham as idas e vindas de seu pensamento, surpreendem suas pausas, suas dúvidas, suas incertezas”. (FREIRE: 1996, p. 96),

Período da Manhã

Vídeo – De José Carlos Libaneo, que define a função da escola


Tema: Avaliação

“ A aluno deve saber como, quando, para que e por que será avaliado”.

Texto: Avaliação Formativa
CRE Mario Covas – SEE/SP

Reflexão:

1 - Há clareza sobre: o que avaliar, como avaliar e porque avaliar?

2 - De que maneira se verifica se as competências previstas nos conteúdos foram efetivamente construídas?

3 -  Que procedimentos são adotados quando se observa que o aluno não construiu competências requeridas? Quais os instrumentos de controle e registro utilizados?


 4 -  A avaliação qualitativa das dificuldades de aprendizagem dos alunos é um dado indicativo de ações pedagógicas?

Texto - Sala de aula e avaliação: caminhos e desafios - Regina Shudo
Fonte: CRE Mario Covas – Avaliação Interna


Reflexão :

  • Os conteúdos previstos foram efetivamente desenvolvidos? Se não foram justifique a resposta;
  • Houve intervenção/ adequações durante o processo de aplicação das situações de aprendizagem de acordo com o Caderno do Professor?
  • Os alunos desenvolveram as habilidades esperadas para o desenvolvimento das atividades relativas às situações de aprendizagem?
  • Houve uma seqüência didática das atividades e avaliação contínua?
  • Houve utilização de materiais de apoio pedagógico e o uso de mídias?
  • Houve previsão de ações fora da sala de aula (lição de casa). Houve devolutiva ao aluno?
  • Quais as competências, habilidades e conteúdos previstos foram essenciais para que os alunos possam dar continuidade aos estudos no próximo bimestre.

Período da Tarde

Plano de Ação Participativa

Apresentação do PAP  em PowerPoint

Elaboração de Metas e Ações para a melhoria do desempenho da escola
Registros das Ações: Professor, Coordenador, Diretor e Mediador.






































1 comentários:

  1. ADOREI ESTE VIDEO FOI MUITO IMPORTANTE PARA QUE POSSOPASSAR AOS PROFESSORES

    ResponderExcluir

Twitter