Labels

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

ATIVIDADE PRÁTICA DE BOTÂNICA

Professor Marcos Alexandre Yoshiwara - Biologia
Turma: 3º Ano do EM
Metodologia de ensino utilizada: Aula Prática.
Materiais: Bancada para exposição, papel kraft; 26 espécimes de plantas (representados por suas folhas, frutos, sementes, caules, etc), entre Briófitas, Pteridófitas, Gimnospermas e Angiospermas.
Introdução: a visualização das plantas possibilita uma contemplação muito mais eficiente para o estudo, pois temos além da visão o olfato e a textura, além da comparação imediata entre um espécime e outro. Com isso conseguimos transpor para a prática aquilo que estamos dizendo na teoria.
Objetivo: facilitar a aprendizagem do conteúdo, trabalhando-se outras habilidades além da leitura e interpretação de linguagens verbais ou não. Mudança na rotina da classe, saindo do ambiente “sala de aula”, incentivando o aluno buscar o aprender a aprender.
Materiais e métodos: Após uma exposição teórica e prática do conteúdo, os alunos realizaram uma atividade para avaliar a aprendizagem do conteúdo trabalhado. A atividade prática avaliativa se deu da seguinte forma:
a)    Montagem de uma bancada.
b)    Foi realizado nove separações, cada qual numeradas de 1 a 9, em cada divisão foi colocada um espécime de cada Divisão do Reino Plantae (Briófita, Pteridófita, Ginmosperma e Angiosperma), classificados por letras (A a D).
c)    Os alunos foram colocados em fila e um a um percorriam a bancada com uma atividade avaliativa do conteúdo, a avaliação consistia de 9 questões cada qual com 4 alternativas (de A a D), os alunos percorriam a bancada em fila com espaço de uma separação entre eles, observando e analisando os espécimes e assinalando uma das 4 alternativas de acordo com  que se exigia na avaliação.
Resultado: o resultado foi muito bom, houve a participação dos alunos, interesse e sobretudo aprendizagem do conteúdo, posso dizer que foi excelente o feedback criado entre professor-aluno e vice-versa.








Parabéns professor pela iniciativa.
Professora Priscilla de Lima, coordenadora do Ensino Médio.

0 comentários:

Postar um comentário

Twitter