Labels

terça-feira, 14 de agosto de 2012

A importância da LIBRAS no contexto escolar.

Hoje, dia 14 de agosto, no período da manhã, os alunos do 7º ano, com os professores que atuam nesta sala, tiveram um momento de  reflexão sobre a importância do aprendizado da LIBRAS no espaço escolar e o apoio pedagógico da professora intérprete de LIBRAS, Lilia Goreri, que contribui para o melhor desenvolvimento da aprendizagem da aluna Bruna.
A classe foi receptiva interagindo com questionamentos interessantes sobre como através desta língua as pessoas surdas se desenvolvem nos estudos, no trabalho, na sua vida pessoal e social.
Alguns alunos questionaram o fato de que em outros tempos não havia na sala de aula a inclusão de pessoas com deficiência, e, quando isso acontecia eles eram discriminados. Hoje a situação é diferente nas salas de aula, pois a relação entre eles é saudável, sem preconceitos.
Os alunos ficaram encantados em assistir ao DVD "O contexto da interpretação e da LIBRAS na Escola" - Centro de Apoio Pedagógico Especializado- CAPE/SP, com o depoimento da Professora Sueli R. Segala, sobre a diferença entre ouvintes e surdos, quanto à compreensão do que significa ouvir, e que para ela, que é surda, a LIBRAS é o meio pelo qual a comunicação existe, eliminando barreiras no espaço escolar.
Também participaram desta reflexão as professoras coordenadoras Cida e Priscilla, o estagiário da sala do Acessa Escola, Alyson, a Diretora Isaura, a vice diretora França e a professora coordenadora do núcleo pedagógico da Educação Especial, Mirian, da D.E. de Miracatu.







0 comentários:

Postar um comentário

Twitter